É importante ter algum conhecimento prévio sobre a legislação na área da certificação Energética. É neste sentido que a CertificaçãoEnergética.pt coloca alguns artigos referentes a este assunto.

O setor imobiliário desempenha um importante papel na dinamização do setor da construção e gestão imobiliária. Dado o contexto do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) e os aspetos ligados à promoção imobiliária, é inegável a ligação entre estes dois agentes.

A identificação e comparação do desempenho energético entre habitações veio, de forma inegável, introduzir uma mais valia no mercado e gerar valor para os imóveis. Esta permite, por um lado, informar de forma clara o consumidor sobre o nível de desempenho energético do edifício e o modo como melhorar este, quer por redução da fatura energética ou por melhoria das condições de conforto. Assim e de acordo com o Decreto-Lei 118/2013 de 20 de agosto, os agentes promotores ou mediadores da venda ou locação de imóveis devem incorporar, na informação que disponibilizam ao público, informação relativa ao desempenho energético, nomeadamente a classe energética do imóvel.

A indicação da classe energética, complementada com eventual informação adicional constante no certificado energético, traduz-se num benefício à promoção do imóvel, induzindo assim a procura por melhores imóveis.

Para além do teor da informação disponibilizada ao consumidor final, é igualmente importante a forma como está é apresentada

Fonte: Adene